Neste post iremos falar um pouco sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual.
Realidade Aumentada
A realidade aumentada mantém o foco no mundo real, mas introduz objectos virtuais no mundo real com os quais é possível interagir, sendo também fácil de distinguir o real do virtual. O objectivo não é fornecer uma experiência imersiva, mas sim melhorar a interacção com o mundo real. Assim, não só não é necessário tanto poder de processamento, pois não é preciso simular um mundo totalmente novo, como não é preciso nenhum dispositivo especial.
Apesar do conceito já existir há imenso tempo, o termo Realidade Aumentada só foi criado em 1992 pelo investigador Tom Caudell da Boeing.
Nos dias de hoje, a realidade aumentada é experienciada nos smartphones, tablets, computadores, óculos inteligentes e HMDs. Tornou-se muito conhecida através do jogo Pokémon GO.
Realidade Virtual
A realidade virtual transporta o utilizador para um ambiente simulado completamente diferente e desliga-o do que o rodeia. Esta é uma experiência imersiva, pois faz o utilizador sentir que está inserido dentro do ambiente. Para conseguir este tipo de experiência, é preciso que o utilizador use um Head-Mounted Display (HMD), isto é, um ecrã usado na cabeça ao nível dos olhos. O HMD tipicamente tapa a visão das redondezas para ajudar na imersão.
A realidade virtual teve origem na década de 30, quando Edward Link inventou o Link Trainer, o primeiro exemplo de um simulador de voo comercial.
Actualmente, a Realidade Virtual tem como base ecrãs estereoscópicos, como óculos e headsets, sendo divulgada na sua maioria para o entretenimento. Mas como se verá mais à frente, a sua aplicação tem-se estendido cada vez mais noutras áreas.
Esperamos que tenham ficado com uma visão mais alargada sobre este tema e que tenham gostado!
Fiquem atentos, voltamos em breve com mais novidades.
Beijinhos das Queridas!
Webgrafia:
http://www.ccg.pt/realidade-aumentada-aplicabilidade/
Fiquem atentos, voltamos em breve com mais novidades.
Beijinhos das Queridas!
Webgrafia:
http://www.ccg.pt/realidade-aumentada-aplicabilidade/
Comentários
Enviar um comentário