Avançar para o conteúdo principal

Tipo de Média Texto

Olá a todos!
Desta vez vamos falar sobre fontes tipográficas.

O que são fontes?

  • São conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos.
  • São armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas.
  • São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias 


                                        

1. Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.


Tipos de fontes:

  • Bitmapped
•São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade;
•São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas.
• Se uma impressora não suporta as fontes bitmapped, estas não podem ser impressas.
•As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.


  • Escaladas
• São definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas;
• Contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas;
• Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas.
• Fontes escaladas: Type 1, TrueType e OpenType.

São semelhantes em termos de concepção: Imagens (bitmapped); Vetoriais (escaladas).


                                    

Fontes com serifa 

  • As letras com serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras.
  • Tipicamente, são usados em blocos de texto.
  • Tendem a guiar o olhar através do texto.


Fontes sem serifa

  • As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês “sem serifa”), também chamadas grotescas.
  • Costumam ser usadas em textos mais curtos (títulos, chamadas, legendas, destaques, entradas de notícias, ...) e/ou como complemento às fontes serifadas.
  • Valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos, já que parecem mais limpas.

Arial-história 


Arial é uma Família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes (como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic) derivadas da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico, condensada ou expandida).
A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica da Linotype. No entanto, são comuns as críticas à Arial que atribuem-lhe um papel de "cópia inferior da Helvetica". De fato, porém, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz-Grotesk (a qual também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica).


Voltamos em breve com mais novidades, estejam atentos!
Beijinhos das Queridas.











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conceito de realidade virtual e realidade aumentada

Olá pessoal!! Neste post iremos falar um pouco sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Realidade Aumentada A realidade aumentada mantém o foco no mundo real, mas introduz objectos virtuais no mundo real com os quais é possível interagir, sendo também fácil de distinguir o real do virtual. O objectivo não é fornecer uma experiência imersiva, mas sim melhorar a interacção com o mundo real. Assim, não só não é necessário tanto poder de processamento, pois não é preciso simular um mundo totalmente novo, como não é preciso nenhum dispositivo especial.  Apesar do conceito já existir há imenso tempo,  o termo Realidade Aumentada só foi criado em 1992  pelo investigador Tom Caudell da Boeing. Nos dias de hoje, a realidade aumentada é experienciada nos s martphones, tablets, computadores, óculos inteligentes e HMDs . Tornou-se muito conhecida através do jogo  Pokémon GO. Realidade Virtual  A realidade virtual transporta o util...

Scratch-3

Olá pessoal! Estamos de volta para vos apresentar mais um trabalho que realizamos ao longo da semana no programa Scratch sobre Segurança na Internet no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas. O acesso à Internet é uma realidade na vida de muitas crianças e jovens, que a utilizam diariamente por lazer, ou para estudar. E por esse motivo é necessário navegar com segurança de modo a proteger-nos dos perigos que cercam a Internet. Este trabalho teve como objetivo explorarmos um pouco mais o programa e dar-nos a oportunidade de desafiar a nossa criatividade. Mais uma vez a sua realização foi individual devido às circunstâncias que estamos a viver. Em baixo encontram-se afixados os resultados, esperemos que gostem! Trabalho Ângela: Clica aqui Trabalho Beatriz: Clica aqui Link trabalho Ângela: https://scratch.mit.edu/projects/395267325 Link trabalho Beatriz:  https://scratch.mit.edu/ projects/392043027/ Até ao próximo post. Beijinhos das queridas!