Avançar para o conteúdo principal

Padrões de Codificação de Caracteres

Olá pessoal!  
Hoje vamos falar um pouco sobre um tema que abordamos na última aula: padrões de codificação de caracteres. 

Padrões de codificação de caracteres retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.

Esses padrões consistem em tabelas com grupos de bits que representam determinados caracteres.


Resultado de imagem para tabela de código ascii
ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é o Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação. Trata-se de um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 96 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 32 sinais de controlo. A codificação ASCII é usada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base. Os sinais não-imprimíveis, conhecidos como caracteres de controlo, são amplamente utilizados em dispositivos de comunicação e afetam o processamento do texto.


Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Publicado no livro The Unicode Standard 1, 2 o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição e ordenação alfabética.


Resultado de imagem para tabela unicode

No site http://www.network-science.de/ascii/ é possível utilizar a ferramenta "ASCII Generation". Decidimos experimentar e foi este o resultado:


Com o site http://www.network-science.de/ascii/ convertemos uma imagem em ASCII.






Esperemos que tenham gostado do resultado e aconselhamos  a experimentarem!
Beijinhos das queridas.
















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Programação

Olá pessoal! Desta vez realizamos o nosso primeiro trabalho deste período de maneira diferente. Começamos a abordar a matéria sobre Programação, analisamos os Power-Points disponibilizados pela professora, assistimos a alguns vídeos sobre a importância de saber programar e pesquisamos para responder a um conjunto de perguntas para vos esclarecer um pouco mais sobre este tema. 1. Defina o conceito de Programação (Programação Informática) e de Linguagens de Programação.          A Programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação. Programação é a ação e o efeito de programar. Este verbo tem vários significados, mas, hoje em dia, é bastante associado à informática. Este é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma. Linguagem de Programação é uma linguagem escrita e formal que especifica um conjunto de inst

Balanço do Primeiro Período

Olá pessoal! Chegamos ao fim do primeiro período e estamos bastante satisfeitas com os resultados do nosso blog. As aulas foram produtivas e realizamos todos os trabalhos com empenho e dedicação. Esperemos que o ano 2020 seja de acordo com as vossas expectativas e lutem sempre pelos vossos objetivos porque no final vai valer a pena. Desejamos um feliz Natal e um próspero Ano Novo cheio de amor e rodeados pelas pessoas que mais gostam!                                       

Conceito de realidade virtual e realidade aumentada

Olá pessoal!! Neste post iremos falar um pouco sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Realidade Aumentada A realidade aumentada mantém o foco no mundo real, mas introduz objectos virtuais no mundo real com os quais é possível interagir, sendo também fácil de distinguir o real do virtual. O objectivo não é fornecer uma experiência imersiva, mas sim melhorar a interacção com o mundo real. Assim, não só não é necessário tanto poder de processamento, pois não é preciso simular um mundo totalmente novo, como não é preciso nenhum dispositivo especial.  Apesar do conceito já existir há imenso tempo,  o termo Realidade Aumentada só foi criado em 1992  pelo investigador Tom Caudell da Boeing. Nos dias de hoje, a realidade aumentada é experienciada nos s martphones, tablets, computadores, óculos inteligentes e HMDs . Tornou-se muito conhecida através do jogo  Pokémon GO. Realidade Virtual  A realidade virtual transporta o utilizador para um ambiente