Avançar para o conteúdo principal

Formatos de Imagem

Olá a todos!

Estamos de volta para vos falar sobre formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais.

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos.
Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em:
- Programas bitmap (imagem,é baseado num mapa de bits)
- Programas vetoriais (gráficos ou desenho, baseia-se em fórmulas matemáticas)

                  Imagem relacionada                                  


As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas:
  • Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;
  • Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.
A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros:

BMP (Bitmap)

É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.
                 Exemplo: Windows e Paint.

GIF (Graphics Interchange Format)

  • Formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original;
  • Ficheiros que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet;
  • O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.

JPEG (Joint Photographic Experts Group)
  • Formato muito popular para compressão de ficheiros;
  • Apresenta vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem;
  • A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu.

PDF (Portable Document Format)
  • Formato criado com o programa Adobe Acrobat;
  • Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.

PNG (Portable Network Graphics)
  • Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.

TIFF (Tagged Image File Format)
  • Formato sem compressão;
  • Muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização;
  • É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem;
  • É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato;
  • Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.
Webgrafia:

Até ao próximo post!
Beijinhos das Queridas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conceito de realidade virtual e realidade aumentada

Olá pessoal!! Neste post iremos falar um pouco sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Realidade Aumentada A realidade aumentada mantém o foco no mundo real, mas introduz objectos virtuais no mundo real com os quais é possível interagir, sendo também fácil de distinguir o real do virtual. O objectivo não é fornecer uma experiência imersiva, mas sim melhorar a interacção com o mundo real. Assim, não só não é necessário tanto poder de processamento, pois não é preciso simular um mundo totalmente novo, como não é preciso nenhum dispositivo especial.  Apesar do conceito já existir há imenso tempo,  o termo Realidade Aumentada só foi criado em 1992  pelo investigador Tom Caudell da Boeing. Nos dias de hoje, a realidade aumentada é experienciada nos s martphones, tablets, computadores, óculos inteligentes e HMDs . Tornou-se muito conhecida através do jogo  Pokémon GO. Realidade Virtual  A realidade virtual transporta o util...

Tipo de Média Texto

Olá a todos! Desta vez vamos falar sobre fontes tipográficas. O que são fontes? São conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. São armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias 1                                             1. Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles. Tipos de fontes: Bitmapped •São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade; •São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. • Se uma impress...

Scratch-3

Olá pessoal! Estamos de volta para vos apresentar mais um trabalho que realizamos ao longo da semana no programa Scratch sobre Segurança na Internet no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas. O acesso à Internet é uma realidade na vida de muitas crianças e jovens, que a utilizam diariamente por lazer, ou para estudar. E por esse motivo é necessário navegar com segurança de modo a proteger-nos dos perigos que cercam a Internet. Este trabalho teve como objetivo explorarmos um pouco mais o programa e dar-nos a oportunidade de desafiar a nossa criatividade. Mais uma vez a sua realização foi individual devido às circunstâncias que estamos a viver. Em baixo encontram-se afixados os resultados, esperemos que gostem! Trabalho Ângela: Clica aqui Trabalho Beatriz: Clica aqui Link trabalho Ângela: https://scratch.mit.edu/projects/395267325 Link trabalho Beatriz:  https://scratch.mit.edu/ projects/392043027/ Até ao próximo post. Beijinhos das queridas!