Avançar para o conteúdo principal

Formatos de Imagem

Olá a todos!

Estamos de volta para vos falar sobre formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais.

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos.
Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em:
- Programas bitmap (imagem,é baseado num mapa de bits)
- Programas vetoriais (gráficos ou desenho, baseia-se em fórmulas matemáticas)

                  Imagem relacionada                                  


As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas:
  • Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;
  • Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.
A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros:

BMP (Bitmap)

É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.
                 Exemplo: Windows e Paint.

GIF (Graphics Interchange Format)

  • Formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original;
  • Ficheiros que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet;
  • O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.

JPEG (Joint Photographic Experts Group)
  • Formato muito popular para compressão de ficheiros;
  • Apresenta vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem;
  • A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu.

PDF (Portable Document Format)
  • Formato criado com o programa Adobe Acrobat;
  • Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.

PNG (Portable Network Graphics)
  • Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.

TIFF (Tagged Image File Format)
  • Formato sem compressão;
  • Muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização;
  • É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem;
  • É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato;
  • Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.
Webgrafia:

Até ao próximo post!
Beijinhos das Queridas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conceito de realidade virtual e realidade aumentada

Olá pessoal!! Neste post iremos falar um pouco sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Realidade Aumentada A realidade aumentada mantém o foco no mundo real, mas introduz objectos virtuais no mundo real com os quais é possível interagir, sendo também fácil de distinguir o real do virtual. O objectivo não é fornecer uma experiência imersiva, mas sim melhorar a interacção com o mundo real. Assim, não só não é necessário tanto poder de processamento, pois não é preciso simular um mundo totalmente novo, como não é preciso nenhum dispositivo especial.  Apesar do conceito já existir há imenso tempo,  o termo Realidade Aumentada só foi criado em 1992  pelo investigador Tom Caudell da Boeing. Nos dias de hoje, a realidade aumentada é experienciada nos s martphones, tablets, computadores, óculos inteligentes e HMDs . Tornou-se muito conhecida através do jogo  Pokémon GO. Realidade Virtual  A realidade virtual transporta o util...

Tipo de Média Texto

Olá a todos! Desta vez vamos falar sobre fontes tipográficas. O que são fontes? São conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. São armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias 1                                             1. Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles. Tipos de fontes: Bitmapped •São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade; •São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. • Se uma impress...

Multimédia-aula

Olá pessoal! Estamos de volta, e desta vez para vos falar sobre o tema Multimédia e como se aplica no nosso dia a dia. Em baixo apresentamos um PowerPoint que realizamos na aula, a fim de aprenderem um pouco mais com as Queridas. Para a realização deste trabalho utilizamos também a aplicação Issuu.  Estejam atentos às próximas novidades! Beijinhos e divirtam-se ;)