Olá pessoal!
Estamos de volta, e desta vez para vos falar sobre Modelos de Cor.
Existem vários modelos de cor e, no campo da imagem digital, estão adaptados a dispositivos de saída (ex: monitores, impressoras e televisores):
- RGB – permite exibir imagens de cor em monitores
- CMYK – é utilizado na impressão
- HSV – é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico
- YUV – é utilizado na transmissão de sinais de televisão
Modelo de cor RGB (Red Green Blue)
O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).
Permite exibir imagens de cor em monitores.
Modelo de cor CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e black)
O modelo CMY baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros.
Modelo de cor HSV
Modelo de cor CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e black)
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).
É utilizado na impressão.
Modelo de cor HSV
É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
Modelo de cor YUV
O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).
É possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo.
Permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.
Beijinhos das Queridas.
Comentários
Enviar um comentário