Avançar para o conteúdo principal

Modelos de Cor

Olá pessoal!
Estamos de volta, e desta vez para vos falar sobre Modelos de Cor.
Existem vários modelos de cor e, no campo da imagem digital, estão adaptados a dispositivos de saída (ex: monitores, impressoras e televisores):
  • RGB – permite exibir imagens de cor em monitores
  • CMYK – é utilizado na impressão
  • HSV – é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico
  • YUV – é utilizado na transmissão de sinais de televisão

Modelo de cor RGB (Red Green Blue)


O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).
Permite exibir imagens de cor em monitores.


Modelo de cor CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e black)


O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).
É utilizado na impressão.
O modelo CMY baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros.


Modelo de cor HSV

O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.



Modelo de cor YUV
O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).
É possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo.
Permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.


Esperemos que tenham gostado, até ao próximo post!
Beijinhos das Queridas.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conceito de realidade virtual e realidade aumentada

Olá pessoal!! Neste post iremos falar um pouco sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Realidade Aumentada A realidade aumentada mantém o foco no mundo real, mas introduz objectos virtuais no mundo real com os quais é possível interagir, sendo também fácil de distinguir o real do virtual. O objectivo não é fornecer uma experiência imersiva, mas sim melhorar a interacção com o mundo real. Assim, não só não é necessário tanto poder de processamento, pois não é preciso simular um mundo totalmente novo, como não é preciso nenhum dispositivo especial.  Apesar do conceito já existir há imenso tempo,  o termo Realidade Aumentada só foi criado em 1992  pelo investigador Tom Caudell da Boeing. Nos dias de hoje, a realidade aumentada é experienciada nos s martphones, tablets, computadores, óculos inteligentes e HMDs . Tornou-se muito conhecida através do jogo  Pokémon GO. Realidade Virtual  A realidade virtual transporta o util...

Tipo de Média Texto

Olá a todos! Desta vez vamos falar sobre fontes tipográficas. O que são fontes? São conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. São armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. São identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias 1                                             1. Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles. Tipos de fontes: Bitmapped •São guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade; •São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. • Se uma impress...

Scratch-3

Olá pessoal! Estamos de volta para vos apresentar mais um trabalho que realizamos ao longo da semana no programa Scratch sobre Segurança na Internet no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas. O acesso à Internet é uma realidade na vida de muitas crianças e jovens, que a utilizam diariamente por lazer, ou para estudar. E por esse motivo é necessário navegar com segurança de modo a proteger-nos dos perigos que cercam a Internet. Este trabalho teve como objetivo explorarmos um pouco mais o programa e dar-nos a oportunidade de desafiar a nossa criatividade. Mais uma vez a sua realização foi individual devido às circunstâncias que estamos a viver. Em baixo encontram-se afixados os resultados, esperemos que gostem! Trabalho Ângela: Clica aqui Trabalho Beatriz: Clica aqui Link trabalho Ângela: https://scratch.mit.edu/projects/395267325 Link trabalho Beatriz:  https://scratch.mit.edu/ projects/392043027/ Até ao próximo post. Beijinhos das queridas!